SISTEMA

OFF GRID

COMO FUNCIONA

O SISTEMA

O sistema Off Grid ou sistemas isolados possuem a peculiaridade de não estarem conectados à rede da concessionária de energia elétrica. Esse sistema é utilizado para uso local e específico, abastecendo diretamente os aparelhos que utilizarão a energia. Esta solução é bastante utilizada em locais remotos que não possuem ligação com distribuidoras de energia. Nos sistemas Off Grid a energia produzida é armazenada em baterias e não na rede elétrica.

Este sistema é muito utilizado em locais remotos, onde ainda não há o fornecimento de energia pela concessionária, portanto este sistema é utilizado para aeração em tanques de piscicultura, bombeamento de água, energia elétrica para uso residencial, etc.

A energia gerada é armazenada em bancos de baterias, e estas garantem o fornecimento da energia elétrica ao sistema, em períodos onde não houver luz solar (período noturno), ou pouca incidência de raios solares como dias nublados. Nos dias, em que a geração de energia elétrica for maior que o consumido, o que estiver sendo gerado a mais é enviado ao banco de baterias para que esta energia armazenada possa ser usada em períodos em que não houver geração de energia pelo sistema.

Por não serem conectados à rede, um sistema isolado, não pode utilizar mais energia de forma conjunta, além daquela que é produzida pelos painéis. 

Este sistema pode ser feito para gerar energia elétrica para qualquer tipo de carga, qualquer valor de potência. 

Portanto, é preciso calcular com precisão quanta energia será necessária para o consumo da residência, observando a especifidade climática da região para projetar qual a capacidade máxima de armazenamento de energia das baterias será necessária – assim, garante-se que o sistema não será interrompido, evitando que o local fique sem energia.

ENTRE EM CONTATO

E AGENDE UMA VISITA.